×

Aguarde

Mídia

IADEBianchi volta a fomentar cultura e arte na capital paulista

IADEBianchi volta a fomentar cultura e arte na capital paulista

Sintonizado com o Século 21, renasce um novo IADÊ, mas permanece o espírito do seu fundador Ítalo Bianchi e seus sócios Álvaro Landerset Simões e Paulo Ramos Machado, que na década de 50, momento em que São Paulo se transformava em metrópole, inauguraram o IADÊ – Instituto de Arte e Decoração, direcionados a um público e mercado específicos para suprir o que era inexistente na cidade.

O curso do IADÊ, com duração de três anos, além da preocupação com o estudante e sua formação especializada, contava com o Estúdio Bianchi, que estabelecia a integração entre a instituição de ensino, a indústria e o mercado.

O instituto contratava como professores e palestrantes profissionais no que tange às artes visuais, à arquitetura, história da arte, desenho de interiores e matérias específicas, transformando aquela escola em referência nacional. Assim expoentes profissionais professores e ex-alunos como: Ricardo e Ruy Ohtake, Laonte Klawa, Haron Cohen, Baravelli, Nelson Leirner, Guto Lacaz, Marcelo Nitsche, Carlos Perrone, Sérgio Ferro, Tizuka Yamazaki, Sageje, Samy Bussab, Antônio Benetazzo, Carlos Henrique Heck, Wollner, Wesley Duke Lee, Carlos Fajado, Sérgio Romagnolo, Lenora e Fabiana de Barros entre outros, em muito contribuíram para a projeção do instituto naquele período. O tempo passou e no ano de 1987 o IADÊ encerrou sua profícua jornada de educação e cultura junto à sociedade paulista.

Sim, o IADÊ voltou, e voltou à atividade, sem jamais tê-la abandonado, como seu tradicional DNA de instigar, questionar e fazer dele um ponto de encontro e vivências de ideias e ideais.

Em 2017 o instituto IADEBianchi, no formato de fundo de investimento para o desenvolvimento das artes plásticas e visuais, literatura e design com a programação voltada para exposições, ocupações, palestras e cursos, retoma suas atividades.

Os integrantes: Armarinhos Teixeira, Bruno Bianchi, Eric Ensser, Ítalo Bianchi, Juliana Vasconcellos, Matheus Barreto, Marcio Sassine, Mila Strauss, Nadezhda Mendes da Rocha e Rodrigo Ohtake .

Destaque para o novo integrante do IADEBianchi que une duas histórias de tradições criativas e formações ao encontro da nova geração. Marcio Sassine é designer nato. Nasceu em família de tradição moveleira e pode acompanhar ao longo de sua vida a ascensão e consolidação da grife de mobiliário que a Mac se tornou. Ao lado do seu pai e mentor, viu uma miríade de produtos serem criados para o portfólio da marca nos últimos 20 anos, sendo muitos deles peças atemporais e que revelam o savoir faire da família. Pronto para seguir carreira solo, estuda o design de produtos em múltiplas frentes desde o mobiliário, utensílios, objetos e peças do fashion design. Para homenagear seu mentor, Sassine criou a poltrona Mac. Sua primeira peça autoral apresenta fortes elementos do desenho da grife.

O designer apresentou para o IADEBianchi, na Casa Select, peça de mobiliário assinado exclusivamente para a ocasião.


Texto Por Adriana Bianchi / Guido Bianchi / Prof. Auresnede Pires Stephan

Próxima notícia

Conservação

Leia as dicas de conservação dos móveis
Mac para garantir maior durabilidade.

Conserve seu Mac

Atendimento ao Cliente

0800 940 0003
Rua Carijós, 398 - Jardim Santa Clara
CEP: 38038-002 Uberaba-MG

bonsventostrazem@macdesign.com.br

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades
e lançamentos Mac em seu e-mail.

Mídia Social

Curta nossas páginas e fique
por dentro das novidades

Contato imprensa

imprensa@macdesign.com.br